Gestão de Marcas

QUAL É O VALOR DE SUA EMPRESA ???

Diante de propostas de aquisição, joint venture, ou outra similar, quanto vale sua empresa? Uma incógnita para muitos empresários. A MR realiza o trabalho de “Valuation”.

A determinação do valor de uma empresa no mercado não é uma tarefa simples. As premissas envolvidas no cálculo desse valor são as mais diversas e envolvem, além dos elementos patrimoniais, outros dados de difícil aferição, como: as tendências de mercado, as estratégias adotadas, valor da marca ou grife em alguns casos e mesmo o capital humano envolvido na gestão do negócio. Diante dessa quantidade enorme de variáveis há a necessidade de se adotar critérios já utilizados e provados pelo mercado que possibilitem estabelecer parâmetros confiáveis de aferição.

A MR Treinamentos adota o método da avaliação por fluxo de caixa descontado, pois julgamos ser aquele que melhor identifica o “VALOR” das empresas.

Avaliação por fluxo de caixa descontado: nesse método o valor é mensurado com base em benefícios futuros que a empresa poderá gerar e melhor retrata o valor justo do negócio. Contempla a previsão do ambiente externo (consumidores, concorrência, conjuntura econômica, globalização, marca, etc) o qual irá impactar na estimativa futura do crescimento das receitas, dos custos e das despesas num prazo predeterminado, o método também considera o risco de acordo com o segmento que a empresa está inserida e o custo do capital no tempo para os acionistas e para terceiros.
O Valuation, como também é chamado o relatório detalhado com informações de cálculo pelo fluxo de caixa operacional livre, depende de esforços multidisciplinares, pois envolve contabilidade fiscal, finanças, economia e marketing para composição ideal de sua estrutura. A seguir apresentaremos as principais variáveis que compõem o fluxo de caixa descontado:
Pressupostos é o entendimento do segmento que a empresa está inserida, eles irão definir os percentuais previstos de crescimento e o tempo das projeções.
Horizonte de Tempo é a delimitação do prazo de geração dos fluxos de caixa esperados com base nos pressupostos. O horizonte de tempo é dividido em período explícito e perpetuidade.
Lucros Operacionais Futuros é a projeção dos resultados econômicos futuros que terá como base as demonstrações históricas e os pressupostos.
Gestão de Capital de Giro é a variação de caixa a cada período futuro, dos prazos financeiros de recebimentos com os prazos de pagamentos.
Investimentos são as previsões de saídas financeiras a serem realizadas para investimentos futuros em capital fixo.
Custo de Capital: é uma taxa mínima de retorno que os investidores (terceiros e acionistas) exigem de seu capital aplicado com base no mercado e no segmento da empresa avaliada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *