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“SOLDADO” – “TENENTE” OU “GENERAL”

QUEM FORMA OS PREÇOS DE SUA EMPRESA, SOLDADO, TENENTE OU GENERAL ???

Formar preços é apenas um exercício numérico ou deve carregar por trás de si toda uma estratégia, visando determinar o sucesso da empresa em sua batalha pelo mercado ?
Quem determina os preços dos produtos e/ou serviços de uma empresa: o Soldado, o Tenente ou o General ?
Fazendo uma analogia com as patentes militares, se na empresa o cálculo dos preços for uma atribuição do “Soldado”, ou seja o operacional, alguém que se preocupa exclusivamente com os números ou copia o praticado pela concorrência, levando em consideração o burocrático, formando os preços de uma forma mecânica e automatizada. Neste caso a empresa carecerá de qualidade no enfrentamento das concorrentes no mercado.
Supondo que o responsável pela formação do preço seja o “Tenente”, temos um posicionamento mais tático, ou seja alguém com uma postura, que se baseia mais numa comparação entre os números da empresa, posições de grupos de produtos e posicionamento da concorrência, visando já a ocupação de espaços mais adequados as metas da empresa.
Porém ao nosso ver, com mais de 25 anos de profunda experiência no mercado e forte expertise na área de gerenciamento econômico e financeiro, o responsável por está área, deve ser o equivalente a um “General”, ou seja alguém que tem posição de comando, gera estratégias e tem conhecimento suficiente para analisar e processar prós e contras das situações que se apresentam. Deve analisar e implementar metodologias alternativas, como por exemplo formação de preço pela margem de contribuição, quando isso significar alavancagem de faturamento e resultados.
Portanto se sua empresa não está alcançando resultados satisfatório, analise e repense se o seu foco em relação a esta área, não está sendo pouco agressivo e cuidado por alguém cuja “PATENTE” e autonomia, se encontra muito aquém das necessidades da empresa.

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